capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.766.277 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco

TEMA LIVRE : Antonio de Souza

Outras colunas do Tema Livre

Balcão de negócios
11/05/2008

Os dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso estão bastante agitados nesse período que antecede o início [em julho] das campanhas de prefeito e vereador. O ambiente político de Cuiabá e Várzea Grande é motivo de discussões, aumenta as bolsas de apostas e, obviamente, gera farto noticiário na Imprensa.

É bem provável que a disputa eleitoral na capital se polarize entre o prefeito Wilson Santos (PSDB), com a sua recandidatura, o empresário Mauro Mendes (PR) e o deputado estadual Walter Rabello (PP). Este último vive um inferno astral que começou com a sua demissão sumária do SBT, motivada pelo uso e abuso da emissora como palanque eleitoreiro. Por sinal, depois desse episódio, o parlamentar afundou no ostracismo. Sem TV, não há como fazer média com o eleitor. Virou uma figura sem expressão. Ademais, está na iminência de ter o mandato cassado, por infidelidade partidária.

Enquanto isso, o DEM ensaia lançar Iraci França. A ex-vice-governadora tem a vantagem de ser um nome sem desgastes. Tem muitos serviços prestados na área social. O problema é que a cúpula demista não inspira a menor confiança. O DEM herdou do PFL o eterno gosto pelos balcões de negócios: não sabe se lança Iraci, vislumbra apoio a Wilson e nem descarta, inclusive, apoio a Rabello.

No PSB, o deputado federal Valtenir Pereira tenta empurrar a sigla para a disputa eleitoral. Encontra dificuldades para formar um arco de alianças e não consegue passar a imagem de político confiável. Pereira elegeu-se vereador em Cuiabá no auge da comoção pela morte do pai, em Juscimeira; aproveitou a onda e ganhou uma vaga na Câmara Federal. Há quem veja nisso mero oportunismo.

O PT é a decepção. A senadora Serys Slhessarenko, ao que parece, cansou de ir para o sacrifício. O deputado federal Carlos Abicalil, uma das mais cintilitantes estrelas do petismo, prefere a proximidade com Lula e sonha com 2010. O PMDB, cuja marca é o fisiologismo, fechou com o PSDB em troca de sinecuras no Alencastro.

Do outro lado da ponte, a história é até interessante. Definitivamente, o ex-governador Júlio Campos (DEM) e o deputado estadual Maksuês Leite (PP) polarizam a disputa. Ainda que o prefeito Murilo Domingos (PR) decida encarar a reeleição – o que seria insultar a inteligência do eleitor -, será difícil afastar demistas e progressistas do centro das atenções.

Júlio e Maksuês disputam o apoio do deputado Wallace Guimarães, depois que o parlamentar foi alijado da disputa interna pela candidatura, num processo muito mal contado e dos mais suspeitos. A tendência é de que Wallace se alie a Maksuês, que já teve formalizado o apoio do PT, namora PMDB, PSDB e outros menores.

A campanha de Júlio Campos – que, como ele próprio admitiu publicamente, começou ainda quando era funcionário do Tribunal de Contas, portanto, ao arrepio da legislação – revela que o ex-governador ainda não se deu conta de que Várzea Grande, há muitas luas, deixou de ser um curral eleitoral. Na verdade, deixou de ser um feudo de sua família.

Mas, pelo jeito, o político parece não ligar para os ventos da modernidade, do bom senso. O recado ele deu por meio de seu filho, Júlio Neto. Numa entrevista a um jornal eletrônico, na semana passada, o rapaz foi claro e objetivo, num misto de demagogia: ¨Imprescindível para Júlio é só o povo. Wallace e Josias [irmão do deputado e um dos líderes políticos locais] são dispensáveis¨.

De acordo com Júlio Neto, o pai não está nada preocupado se o deputado Wallace, com quem disputou as prévias da agremiação, irá apoiá-lo ou vai se aliar a Makusês.

Quem diria! Ainda há pouco, o dr. Júlio praticamente implorava o apoio do dr Wallace. A forma como o filho do ex-governador desdenhou o apoio do deputado democrata, sinceramente, cheira a arrogância, prepotência. É como se o pai famoso já tivesse vencido o pleito por antecipação.

Dos episódios em Cuiabá e Várzea Grande, a conclusão imperativa é que os palanques já estão montados, ao lado funcionam os balcões de negociatas, mas, lamentavelmente, ao eleitor não é oferecido sequer um esboço de Programa de Governo.

...

*Antonio de Souza é jornalista em Cuiabá e não tem filiação partidária


OUTRAS COLUNAS
André Pozetti
Antonio Copriva
Antonio de Souza
Archimedes Lima Neto
Cecília Capparelli
César Miranda
Chaparral
Coluna do Arquimedes
Coluna do Bebeto
EDITORIAL DO ESTADÃO
Edson Miranda*
Eduardo Mahon
Fausto Matto Grosso
Gabriel Novis Neves
Gilda Balbino
Haroldo Assunção
Ivy Menon
João Vieira
Kamarada Mederovsk
Kamil Hussein Fares
Kleber Lima
Léo Medeiros
Leonardo Boff
Luciano Jóia
Lúcio Flávio Pinto
Luzinete Mª Figueiredo da Silva
Marcelo Alonso Lemes
Maria Amélia Chaves*
Marli Gonçalves
Montezuma Cruz
Paulo Corrêa de Oliveira
Pedro Novis Neves
Pedro Paulo Lomba
Pedro Pedrossian
Portugal & Arredores
Pra Seu Governo
Roberto Boaventura da Silva Sá
Rodrigo Monteiro
Ronaldo de Castro
Rozeno Costa
Sebastião Carlos Gomes de Carvalho
Serafim Praia Grande
Sérgio Luiz Fernandes
Sérgio Rubens da Silva
Sérgio Rubens da Silva
Talvani Guedes da Fonseca
Trovas apostólicas
Valéria Del Cueto
Wagner Malheiros
Xico Graziano

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
26/12/2020 - MARLI (Marli Gonçalves)
21/12/2020 - ARQUIMEDES (Coluna do Arquimedes)
20/12/2020 - IDH E FELICIDADE, NADA A COMEMORAR (Fausto Matto Grosso)
19/12/2020 - 2021, O ANO QUE TANTO DESEJAMOS (Marli Gonçalves)
28/11/2020 - OS MEDOS DE DEZEMBRO (Marli Gonçalves)
26/11/2020 - O voto e o veto (Valéria Del Cueto)
23/11/2020 - Exemplo aos vizinhos (Coluna do Arquimedes)
22/11/2020 - REVENDO O FUTURO (Fausto Matto Grosso)
21/11/2020 - A INCRÍVEL MARCHA DA INSENSATEZ (Marli Gonçalves)
15/11/2020 - A hora da onça (Coluna do Arquimedes)
14/11/2020 - O PAÍS PRECISA DE VOCÊ. E É AGORA (Marli Gonçalves)
11/11/2020 - Ocaso e o caso (Valéria Del Cueto)
09/11/2020 - Onde anda a decência? (Coluna do Arquimedes)
07/11/2020 - Se os carros falassem (Marli Gonçalves)
05/11/2020 - CÂMARAS MUNICIPAIS REPUBLICANAS (Fausto Matto Grosso)
02/11/2020 - Emburrecendo a juventude! (Coluna do Arquimedes)
31/10/2020 - MARLI (Marli Gonçalves)
31/10/2020 - As nossas reais alucinações (Marli Gonçalves)
31/10/2020 - PREFEITOS: GERENTES OU LÍDERES? (Fausto Matto Grosso)
26/10/2020 - Vote Merecimento! (Coluna do Arquimedes)

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques