capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.766.420 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

TEMA LIVRE : Antonio de Souza

Outras colunas do Tema Livre

Escândalos, mentiras...
18/05/2008

Em seu artigo na “Folha de S. Paulo”, na sexta-feira (16), Nelson Motta lembrou que o drama dos cronistas sempre foi o assunto: “Mas hoje, embora eles abundem, parece que todos embarcam sempre nas mesmas canoas. Começa a ficar bem chato e previsível. Tudo sempre parece girar em torno do Governo, do oficial, do institucional, para o bem e para o mal, como se o mundo em volta não existisse”.

Ele até assinalou que grandes cronistas, como Rubem Braga e Fernando Sabino, também tinham seus problemas com os assuntos, mas encontravam em seu talento e sua sabedoria as formas de entreter e divertir o leitor.

“Mas, se escrevessem hoje, coitados, como todos nós nessa árdua atividade, seriam quase obrigados a comentar os escândalos políticos, as falcatruas, mentiras e sem-vergonhices que explodem todos os dias nos jornais, rádios, TVs e blogs”, destacou.

Faz sentido. Se tivesse assunto melhor, eu evitaria falar, por exemplo, da cassação do mandato de Walter Rabello pelo TRE, semana passada. Deixaria de citar que o deputado do PP transpareceu que não estava nem aí para o que pudesse ocorrer na sessão do órgão, na terça-feira 13 (faltou só ser uma sexta). Com efeito, naquela noite, como foi divulgado, o político estava a centena de quilômetros de Cuiabá, atuando como cantor sertanejo, uma de suas múltiplas faces.

Não citaria, aliás, que, após tomar conhecimento do resultado “trágico” (para ele, claro), o (ainda) parlamentar reassumiu seu lado demagógico e disse que, por tabela, a Justiça Eleitoral estava cassando o povo. Nem lembraria que o povo não tem nada a ver com as papagaiadas de Rabello e que ele pagou, sim, pelos seus próprios pecados, ao dispensar uma boa assessoria (optou por puxa-sacos) e desafiar, acintosamente, a Justiça, como se detivesse o monopólio da verdade e da honestidade.

Caso tivesse um assunto interessante, eu não registraria que Maksuês Leite e Júlio Campos, pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, estão no olho do furacão. Nem recordaria que deu o que falar a entrevista em que o jovem deputado do PP acusou o “velho” político do DEM de montar uma suposta “Operação Mordaça”, que resultou na demissão do parlamentar da TV Rondon.

Não assinalaria, ademais, que a denúncia de Maksuês repercutiu, até porque muita gente associou o nome e a imagem de Júlio a práticas políticas condenáveis, como negociatas, perseguições, coronelismo e, claro, jogo sujo.

Não alertaria que, para o democrata, isso é muito mau, até porque a nova geração de eleitores da Cidade Industrial já pinta uma imagem nada abonadora do ex-governador. Também deixaria de lembrar que o ex-conselheiro negou ter algo a ver com o peixe.

Houvesse coisa mais importante, tampouco importunaria minha meia-dúzia de eleitores com a observação de que a demissão de Maksuês da TV Rondon, apesar de ser um direito dos proprietários, pegou mal pela maneira como se deu: sem uma “justa causa”, exceto a alegação de que atenderia a uma recomendação que a Justiça Eleitoral não fez. Não destacaria, inclusive, que esse fato levou o deputado José Riva (PP) a dizer aquilo que muitos gostariam de ter dito: essa emissora não oferece nenhuma contribuição em matéria de serviço ao público. De fato, se transformou num imenso palanque eleitoral. Não arremataria, observando que uma TV que tem o ex-deputado Lino “Sanguessuga” Rossi como maior estrela deixa muito a desejar.

Tivesse um assunto melhor, eu não registraria a maneira extremamente irônica como leitores receberam a notícia, publicada em um site, de que o empresário Roberto Dorner (PDT) comprou em leilão, por R$ 1,5 milhão, na quinta-feira à noite, o Amazônia Clube, que tem 23 mil metros quadrados de área e está localizado no centro de Sinop. Não explicaria que a ironia é pelo fato de o caixa-alta de Sinop – que, aliás, é pré-candidato a prefeito – ter sido acusado por Maksuês Leite de, no dia anterior à compra do imóvel, ter rifado o programa do deputado na TV Rondon, supostamente por R$ 2 milhões.

Nelson Motta tem razão quando aborda o sério problema da falta de assunto (não seria excesso de assunto?): “Hoje, há cronistas por toda a parte, cada um pode ter o seu próprio blog. Mas os melhores e os piores se aproximam quando todos escrevem variações sobre o mesmo tema: escândalos e baixarias no país da piada pronta”.

Mas, convenhamos: está mesmo cada vez mais difícil mudar de assunto.

...

*Antonio de Souza é jornalista em Cuiabá/MT


OUTRAS COLUNAS
André Pozetti
Antonio Copriva
Antonio de Souza
Archimedes Lima Neto
Cecília Capparelli
César Miranda
Chaparral
Coluna do Arquimedes
Coluna do Bebeto
EDITORIAL DO ESTADÃO
Edson Miranda*
Eduardo Mahon
Fausto Matto Grosso
Gabriel Novis Neves
Gilda Balbino
Haroldo Assunção
Ivy Menon
João Vieira
Kamarada Mederovsk
Kamil Hussein Fares
Kleber Lima
Léo Medeiros
Leonardo Boff
Luciano Jóia
Lúcio Flávio Pinto
Luzinete Mª Figueiredo da Silva
Marcelo Alonso Lemes
Maria Amélia Chaves*
Marli Gonçalves
Montezuma Cruz
Paulo Corrêa de Oliveira
Pedro Novis Neves
Pedro Paulo Lomba
Pedro Pedrossian
Portugal & Arredores
Pra Seu Governo
Roberto Boaventura da Silva Sá
Rodrigo Monteiro
Ronaldo de Castro
Rozeno Costa
Sebastião Carlos Gomes de Carvalho
Serafim Praia Grande
Sérgio Luiz Fernandes
Sérgio Rubens da Silva
Sérgio Rubens da Silva
Talvani Guedes da Fonseca
Trovas apostólicas
Valéria Del Cueto
Wagner Malheiros
Xico Graziano

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
26/12/2020 - MARLI (Marli Gonçalves)
21/12/2020 - ARQUIMEDES (Coluna do Arquimedes)
20/12/2020 - IDH E FELICIDADE, NADA A COMEMORAR (Fausto Matto Grosso)
19/12/2020 - 2021, O ANO QUE TANTO DESEJAMOS (Marli Gonçalves)
28/11/2020 - OS MEDOS DE DEZEMBRO (Marli Gonçalves)
26/11/2020 - O voto e o veto (Valéria Del Cueto)
23/11/2020 - Exemplo aos vizinhos (Coluna do Arquimedes)
22/11/2020 - REVENDO O FUTURO (Fausto Matto Grosso)
21/11/2020 - A INCRÍVEL MARCHA DA INSENSATEZ (Marli Gonçalves)
15/11/2020 - A hora da onça (Coluna do Arquimedes)
14/11/2020 - O PAÍS PRECISA DE VOCÊ. E É AGORA (Marli Gonçalves)
11/11/2020 - Ocaso e o caso (Valéria Del Cueto)
09/11/2020 - Onde anda a decência? (Coluna do Arquimedes)
07/11/2020 - Se os carros falassem (Marli Gonçalves)
05/11/2020 - CÂMARAS MUNICIPAIS REPUBLICANAS (Fausto Matto Grosso)
02/11/2020 - Emburrecendo a juventude! (Coluna do Arquimedes)
31/10/2020 - MARLI (Marli Gonçalves)
31/10/2020 - As nossas reais alucinações (Marli Gonçalves)
31/10/2020 - PREFEITOS: GERENTES OU LÍDERES? (Fausto Matto Grosso)
26/10/2020 - Vote Merecimento! (Coluna do Arquimedes)

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques