|
HOJE NA HISTÓRIA
23 de Outubro
-
1749
É nomeado Bartolomeu Descalça e Barros para o cargo de secretário do governo da recém-criada capitania de Mato Grosso.
1885
O engenheiro Júlio Pinkas, austríaco de nascimento e brasileiro por naturalização, realiza em sessão extraordinária da
Sociedadede Geografia do Rio de Janeiro, a sua primeira conferência sobre o "Alto-Madelra com sua ligação ao Mamoré.”
Anteriormente chefe da comissão de estudos da estrada ferro Madeira-Mamoré, o engenheiro Pinkas, em presença do lmperador, do Ministro da Bolívia e de seleto auditório, discorreu naquela
conferência sobre o traçado da estrada projetada e em geral sobre a região do Madeira.
Sobre o mesmo assunto também escreveu:
— Comissão de estudos da estrada de ferro do Madeira a Mamoré (Relatório apresentado ao ministro João Ferreira de Moura.
— Estrada do Madeira e Mamoré (coleção de artigos publicados no Jornal do Comércio).
— Questôes suscitadas sobre os estudos da estrada de ferro Madeira e Mamoré.
1892
É fundada, em Corumbá, a Sociedade Italiana de Beneficência, da qual foram iniciadores Maximiliano Carcano, Santa Luci Martino, Angelo Maria Mônaco, André Scartabellati, Angelo Mandeta, Angelo Calgagni, Giacomo Solari, José Fragelli e outros.
1901
É morto na fazenda Esperação, então município de Nioaque, o coronel João Ferreira Mascarenhas. Nascido na fazenda das Correntes, distrito de Miranda. a 24 de junho de 1864, foram seus pais Henrique Augusto Ferreira Mascarenhas e D. Gertrudes Gomes Ferreira Mascarenhas.
Tendo adquirido os conhecimentos de instrução primária, seguiu para a cidade de Corumbá, onde empregou-se na casa comercial de Firmo de Mattos & Companhia, regressando mais tarde a
Miranda, a convite de Giasone Rebuá, em cujo estabelecimento comercial também trabalhou.
Em Miranda exerceu o cargo de tabelião público, e deixou para inicar a carreira de comércio em Nioaque, onde adquiriu fundas relações e veio a conquistar imenso prestígio político, principalmente a partir do movimento revolucionário que encabeçou em 1892.
Exerceu vários cargos de eleição popular, entre os quais o de deputado estadual, em diversas legislaturas, e em períodos diferentes escolhido e eleito vice-presidente do Estado.
Morreu combatendo heroicamente, embora numa luta inglória, que outro nome não merece a luta entre irmãos.
Compartilhe:
|
|