capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.765.393 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

SABOR DA TERRA

Não sabe o quê fazer na noite de 31?!
25/12/2004 - Kamarada Mederovsk

Segue um roteirito e bom apetite!...

Mas não esqueça de agradecer ao Patrão Velho lá de riba!



Este roteiro, para umas 15 pesoas, inclui beliscativos, receitas de saladas, escolha dos tipos de carne, preparo, fogo, salga, seqüência e cuidados. Tudo detalhado. Veja como é barbada fazer um churrasco de primeira:

BELISCATIVOS:

Azeitona temperada -- Em um pote com tampa coloque 300g de azeitona preta chilena, metade da água, meio copo de azeite de oliva, uma colher de sopa de orégano e um dente de alho esmagado ou micro picadinho. Misture tudo e deixe curtir na geladeira de um dia para o outro.

Queijo Esperto -- Corte uns 400g de queijo de minas em cubinhos. Tempere com sal, tabasco (molho de pimenta), ou molho inglês, azeite de oliva e cebolinha picadinha ou manjericão. Misture com carinho e sirva ao palito.

Pão de Assador -- Calcule um pãozinho per capita, abra ao meio sem separar, passe uma mistura de manteiga, alho esmagado e óregano. Coloque numa grelha dupla, pincele com o resto da manteiga temperada e leve ao fogo por alguns minutos.

Esse pão tem um senão, fica tão bom que se não segurar a turma vai matar a fome com ele.

PRA COMER COM A CARNE:

Salada à minha moda -- Corte uns 12 tomates bonitos e maduros, em gomos, coloque em uma travessa e tempere com 2 colheres bem cheias de maionese, óregano, um pouco de azeite e sal, misture e deixe ¨caldear¨ por uns 20 minutos na geladeira.

Cebola no espeto -- Espete algumas cebolas médias, com a casca mas sem a raiz. coloque no fogo e vá virando, sempre. Quando amaciar, retire do fogo, tire as cascas, corte em gomos e tempere com sal, bastante azeite e... óregano.

ASSADO:

2 Kg de Lingüiça
4 Kg de Costela de Novilho
3 Maminhas de Quilo e meio
1 Saco de Carvão
Sal Grosso ou médio
Farinha de Mandioca

Espete as lingüiças ou coloque em grelha dupla. Peça para o açougueiro cortar a costela em tiras de 8 a 10 cm de largura, prefira a parte central da costela (janela), espete em espetos simples.

As maminhas podem ir para a grelha. Às vezes eu tiro um triângulo da parte mais larga da maminha, para ela ficar com jeito de lombo de porco e asso espetada.

As aparas uso para fazer um tipo de xixo, para aperitivo, entremeado com cebola e pimentão.

Acenda o fogo quando chegar o primeiro parceiro, para não correr o risco de aprontar a carne antes do povo chegar. Assador com horário, achando que é almoço, não se cria!

Fogo pronto e parelho coloque as lingüiças mais em baixo e as costelas no alto. Asse as costelas com o osso para baixo. Deixe os ossos branquarem e, então, vire a graxa para o fogo. Se for muito larga, deixe assar de lado.

Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe - sem exagero - sal grosso ou médio por toda a carne. Volte
ao fogo e deixe branquear o sal. Nunca deixe a carne salgada antes de botar no fogo, é carne dura e seca na certa!

É hora do uisquinho, cachacinha ou caipira, senão cerveja ¨mofada¨.

Cuidado com o excesso de beliscativos, senão o índio se apronta antes do churrasco.

Quando a lingüiça estiver dourada coloque o pão para servir junto.

Dê um tempo pro pessoal conversar, tomar mais uma, e ficar com fome de novo antes de tirar mais carne.

Vá servindo aos poucos, na táboa, para não esfriar, corte (com uma faca boa e afiada) pedaços pequenos ou médios, nada de tracanaços que são dificeis de cortar e que esfriam rápido.

Evite a farinha de mandioca na táboa, use um prato fundo do lado da mesma. Intercale as bem passadas (solas) com as ao ponto (com caldo), para não haver resmungação.

Costela tem de ser bem passada, a maminha deve ser cortada quando está rosada e com caldo. Experimente passar um naco de pão na táboa e colocar uma cebolinha temperada.

Se a carne estiver ¨meio firmezita¨ corte em fatias bem finas, para facilitar a mastigação e minimizar a sacanagem do açougueiro.

Cuide do assado até o fim, mantendo as carnes quentes e sem ressecar. Recomenda-se deixar um pedaço para o tarde, pois depois das saideiras sempre dá uma fominha...

RECOMENDAÇÕES:

-- Não ficar mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc. Se faltar fogo, coloque alguns pedaços de carvão, com cuidado, por cima do braseiro, sem polvadeira.

-- Deixe a carne aquecer bem antes de salgar. Retire a carne do fogo e espalhe o sal por cima. Só uma vez. A carne quente absorve bem o sal sem ressecar! Se ficar com excesso, bata a carne antes de servir.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
22/03/2008 - Chocolate amargo pode ser ingrediente de pratos salgados
21/03/2008 - Bacalhau assado com batatas ao murro
17/11/2007 - Mexicano ensina a preparar a verdadeira margarita
07/07/2007 - Ranking da Cachaça
13/01/2007 - A Geografia do Cheiro
05/10/2006 - Lula com arroz
14/03/2006 - Cozinha Maravilhosa de Ophélia Maggi –Fascículo 2
13/03/2006 - Cozinha Maravilhosa de Ophélia Maggi - Fascículo I
01/07/2005 - Com chope não se brinca
28/05/2005 - Buchada de Bode
22/12/2003 - Franguin ái i ói
04/10/2002 - Carne-seca acebolada com pupunha e purê de abóbora
05/01/2002 - Sushi de baiacu
30/12/2001 - Amor em Pedaços -- Bolo de Milho Verde e Rosquinha
13/11/2001 - PÃO DE QUEIJO
17/06/2001 - ARROZ SEM SAL
06/04/2001 - CARNE COM BANANA DA TERRA

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques